Dicas de Viagem


Como eu preparei meu roteiro de viagem!

Jorge Luis Romano      terça-feira, 30 de agosto de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

A intenção desse artigo é tentar passar o máximo de dicas sobre como preparar uma viagem contratando tudo pela Internet.

Para tornar o assunto prático, eu conto como eu preparei o roteiro, contratei o transporte, a hospedagem e alguns passeios para uma viagem que fizemos em 2016 em comemoração aos nossos 25 anos de casados. A viagem incluiu Atenas e mais quatro ilhas na Grécia: Zakynthos, Kefalonia, Santorini e Milos. Na Turquia foram Istambul e Capadócia. 

Conto desde o critério de escolha das ilhas na Grécia até as contratações. Se quiser ver como foi a viagem, clique no link abaixo.

Grécia e Turquia - Roteiro Romântico 21 dias

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Desde quando nos casamos, sistematicamente, eu e minha esposa e depois nosso filho também, viajamos anualmente em férias.

Inicialmente foram diversos destinos, sempre contratando pacotes em agências de viagens, através de ligação telefonica ou se dirigindo pessoalmente à uma agencia de viagens. Hoje você pode contratar os mesmos pacotes sem sair de casa. Contratar pacotes é mais tranquilo pois você tem a simples tarefa de escolher o destino, as opções de hoteis e opcionais no pacote. Outra vantagem é a forma de pagamento, normalmente bastante facilitado podendo ser parcelado em até 12 vezes sem juros, por exemplo. São várias as empresas que ofertam pacotes. Eu recomendo contratar em agências da sua confiança ou nas agências maiores.

Veja artigo sobre as melhores empresas online para adquirir pacotes nesse link:

 

 

enlightenedAo adquirir qualquer produto através dos links indicados nesse artigo, você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog a ganhar uma pequena comissão para a manutenção e cada vez mais aumentar o nosso conteúdo com dicas de viagem! Obrigado. wink

Veja os links no Menu no topo da página desse blog: eu listo as melhores ofertas da CVC, Hotel Hurbano e do Submarino. Para ver essas ofertas, clique no menu acima em Pacotes Nacionais ou Internacionais, escolha a região e veja as ofertas.

 

Agora, se você pretende ou prefere um roteiro personalizado, pode contratar tudo a parte. 


Em 2012 organizei uma viagem de 10 dias à Cancun e Riviera Maia, desta vez somente eu e minha esposa. Nessa ocasião decidi preparar eu mesmo um roteiro. Pesquisei muito, elaborei o roteiro, passeios, tudo... e foi um sucesso. Dá trabalho mas a viagem fica personalizada, acredito que não conseguiríamos uma viagem tão boa se tivessemos contratado algum pacote de viagem. Desde então, prefiro eu mesmo organizar, planejar, escolher roteiros, contratar e finalmente viajar. Não quero dizer com isso que discarto os pacotes. Contratar pacotes, por vezes pode ficar mais barato e vantajoso, principalmente quando há promoções ou quando sua viagem abrange hospedagem em apenas um hotel. Essas agencias podem fazer bastante promoções, pois adquirem em bastate quantidade e há, também, aquelas que chegam a fretar um avião para um determinado destino e podem ofertar preços conforme a demanda e lotação desse avião.

A vantagem de preparar você mesmo o seu "pacote" é a liberdade de poder ficar quanto tempo quiser em quantos locais puder na sua viagem. 

Nesse artigo vou usar, como disse, o exemplo da montagem personalizada da viagem que fizemos em julho de 2016 para a Grécia e Turquia em comemoração aos nossos 25 anos de casados, então tratava-se de uma viagem romântica aliada à aventura de conhecer finalmente a Grécia. 

Já adianto, preparar roteiros não fácil, é trabalhoso, mas eu acho compensador. Ao preparar você já viaja mentalmente e tem uma prévia do prazer que vai sentir em cada local. 

Tudo inicia em uma proposição de onde queremos ir e quanto tempo vamos viajar (pode até ser ajustado depois). Isso deve ser feito com antecedência, para poder contratar com calma. Contratar em cima da hora pode acarretar em preços mais altos e indisponibilidade em alguns hoteis e passagens aéreas etc.

Então, a descisão de ir para a Grécia (a Turquia veio depois) foi no início de 2015. Foi tempo suficiente para ler muito, definir o roteiro, contratar tudo e, enfim, viajar.

Como disse, isso exige muito trabalho, então, o que eu faço depois de escolher para onde ir e quando ir é obter informações sobre os destinos escolhidos, ver dicas de como chegar, onde ficar, o que fazer, temperatura na época escolhida, moeda usada, necessidade de vistos etc. Muitas infomações obtenho em dezenas de blogs que leio, videos que vejo no youtube, sites da cidade, jornais, revistas, em conversas com pessoas que já foram etc.

Para se ter uma idéia, nessa viagem da Grécia e Turquia foram feitas antecipadamente:

- Contratação de sete hotéis em cidades diferentes: cinco na Grécia e duas na Turquia;

- 10 trechos aéreos;

- 2 trechos por barco (Ferries Boat);

- 4 carros alugados;

- 2 agendamentos de taxi;

- 2 passeios contratados com antecedência (passeio de barco em Milos e passeio de Balão na Capadócia);

- 1 contratação de um guia que fala portugues na Capadócia.

- 2 restaurantes. Reserva antecipada (ambos em Santorini).

O restante contratei no local.

 

A pesquisa

 

Passado a etapa de decidir para onde ir: Grécia, duas semanas, e Turquia, uma semana, passei a pesquisar sobre a Grécia. A Turquia deixei para o final, pois o objetivo principal lá, já estava descidido: Capadócia.

Inicialmente um pouco de história e geografia.

Um ótimo resumo que achei foi nesse site: http://www.fuiviagens.com.br/grecia-informacoes .

Com noção de onde e quais são as regiões da Grécia, eu precisava definir quais ilhas visitaríamos. Pelo tempo que definimos (duas semanas) e querendo visitar o máximo de lugares sem que passássemos muito tempo em deslocamentos, decidi por visitar quatro ilhas e, naturalmente, Atenas.


Quando se vai para a Grécia, não é fácil decidir quais ilhas visitar, são tantas..., mas dentre elas, Santorini não poderia ficar de fora, principalmente por sua característica romântica e decidi que lá seria a troca das nossas novas alianças.

As três outras ilhas que deveria esolher, procurei fugir do cliche Mykonos, Creta etc, escolhi pelos seguintes critérios, nessa ordem:

  1. Infraestrutura: as que possuíssem bons hotéis e restaurantes, etc. Site que ajudou: guiagrecia , principalmente a página: http://www.guiagrecia.com.br/ranking.htm
  2. Praias famosas. Gostamos muito de praias, então, queríamos as melhores, as mais deslumbrantes, menos agitadas. Alguns sites:

 

  1. Facilidade de acesso. Sem essa de muitas horas em barcos, etc. Site que ajudou: http://www.dicaseturismo.com.br/como-chegar-as-ilhas-gregas/#
  2. Enfim, relatos e opiniões diversas em sites e videos do Youtube.

Li tudo e mais um pouco. E as ilhas escolhidas foram:

- Ilhas Cyclades: Santorini e Milos

A pergunta que não quer calar: - Por que não Mykonos? Acertei? Pois bem, não escolhi Mykonos pois achei que é mais adequada para quem busca baladas, agitação etc, eu queria mais sossego e ademais, pelo que li, a ilha é bem cheia, todos vão para lá. Eu até fiquei em duvida, mas quando encontrei uma amiga minha que tinha acabado de ir para lá com a filha de 20 anos, visitaram nas Cyclades: Santorini, Mykonos e Milos e me falaram maravilhas de Milos, então, optei por Milos.

 

- Ilhas do Mar Jônico: Zakinthos e Kefalonia

Eu queria ver a tão famosa Navagio Beach em Zakinthos e na Kefalonia a Myrtos Beach.

 

Veja a localização das ilhas no mapa, incluindo Atenas: 

 

Na Turquia, o principal objetivo era visitar a região da Capadócia. Reservei 6 noites para a Turquia, então, o primeiro passo foi decidir quantas noites ficaríamos na Capadócia.

Pesquisei relatos e conclui que 3 noites seriam ideais. Duas noites atendem, mas há o risco de perder o passeio de balão. O controle para saída de balões está rigoroso depois que houve um acidente de queda com vitimas fatais. Então, se a condição de vento etc não estiverem dentro dos parâmetros, os balões não partem. 

Teve um dia que levantei cedo para ver os balões e não teve. Na minha percepção, não achei o vento muito forte não. Isso significa, ao meu ver, que eles estão bem rigorosos mesmo. Então, se puder, reserve no minimo 3 noites na Capadócia para minimizar o risco.
As outras três noites, pesquisei algumas coisas, mas achei melhor ficar todas em Istambul. 

 

Roteiro Aéreo nas pontas

 

Uma vez definido os locais e antes de definir o roteiro interno em cada país, ou seja, a ordem de visita em cada local escolhido, defina um macro roteiro. Definimos ir à Grécia primeiro e depois à Turquia. Tem muita gente que faz o contrário, mas como a Turquia foi uma decisão posterior e a ansiedade maior estava por conta da Grécia, foi fácil decidir. Então, os trechos maiores, roteiro macro ou o que chamamos de pontas, seriam:

  1. Brasil -> Grécia
  2. Grécia -> Turquia
  3. Turquia -> Brasil.


Definido o itinerário macro, o próximo passo é a aquisição das passagens aéreas dessas pontas. Para escolher qual voo e companhia aérea, os critérios foram nessa ordem:

                a) Menor número de conexões/escalas.

                b) Menor tempo de viagem total incluindo tempo de espera em conexões.

                c) Preço.
 

Claro, esse critério foi o que eu usei. Mas se não se incomodam de viagens com longa espera em conexões, o primeiro critério pode ser o Preço.

Faça a pesquisa de passagens em sites da sua preferência, tais como:
  

Logo_Homepage JPG Logo Logo TAM eDreams Logo 120x60 Destinia Logo_120x60

 

enlightenedAo adquirir qualquer produto através dos links indicados nesse artigo, você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog a ganhar uma pequena comissão para a manutenção e cada vez mais aumentar o nosso conteúdo com dicas de viagem! Obrigado. wink

 

Ou contrate com alguma agência de viagens da sua confiança. Você vai ver que, para voos das pontas, as diferenças de preço são pequenas entre esses sites e as agências de viagem. 

 

1) Brasil-Grécia

Não há voo direto do Brasil para a Grécia. Temos que escolher pelo menos uma conexão na Europa.

Há várias opções para entrar na Grécia, mas a principal via aérea é chegando em Atenas. 

Pesquisei e até achei voos diretos partindo de alguns pontos da Europa para as ilhas de Santorini e Kefalonia. Quando os preços eram bons, os tempos de conexão eram longos demais.

Decidi chegar por Atenas e seguindo os critérios, escolhi o voo com a Turkish Airlines com conexão em Istambul com tempo de parada de 2 h e 50 min.  Ou seja, total da viagem ficou menos de 17 horas.

 

2) Grécia-Turquia

Dos locais que estaríamos na Grécia, o mais adequado para voar para a Turquia, especificamente para a Capadócia, foi a partir de Atenas. Dessa forma, Atenas deveria ser, também, a última cidade na Grécia.

De Atenas para a Capadócia na Turquia a melhor opção que encontrei foi pela empresa Pegasus voando para a cidade de Kaysere com conexão em Istambul. As malas são embarcadas em Atenas e você as retira em Kaysere.

 

Trecho 1, Atenas - Istambul (1h20min), espera de 3 horas em Instambul e Trecho 2- Istambul - Kaysere

 

My Image                 

Trecho 2- Istambul - Kaysere



3) Turquia- Brasil

Esse foi fácil de escolher. Voo direto de Istambul para São Paulo pela Turkish. Claro que comprando os trechos que incluiem o Brasil com a mesma companhia, a passagem fica mais barato.

 

Roteiros Internos

Uma vez com as passagens das pontas adquiridas e já com os horários de chegada e saída em cada cidade, passo a definir o roteiro interno em cada país.

Roteiro interno e meio de transporte na Grécia

Das duas semanas reservadas para a Grécia, tirando o dia de deslocamento para chegar do Brasil à Atenas, eu precisaria resolver 13 noites de hospedagem. 

Antes de definir a quantidade de noites em cada cidade, eu li sobre as atrações principais de cada uma delas, escolhi as que queria visitar e defini o período de estadia.

Então, as 13 noites ficaram divididas assim: 3 em Zakynthos, 3 na Kefalonia, 3 em Milos, 2 em Santorini e 2 em Atenas.

Depois da viagem conclui que três noites na ilha de Zakynthos e Milos, foram suficientes, mas se adicionasse mais uma noite em cada não seria exagero.

Na Kefalonia, como é uma ilha maior, três dias não são suficientes.No nosso caso, abri mão de conhecer a região onde estão as cidades de Poros e Skala ao Sul e mais ao Norte que chegamos a ir foi a belíssima ASSOS, ficou faltando FISKARDO apesar de ter planejado ir no mesmo dia que fomos a Assos, mas acabamos não indo. Acho que paraa Kefalonia, 5 ou 6 noites seriam ideais.

Atenas, ficamos duas noites, bem corrido também.

Santorini, duas noites foi suficiente, uma vez que no terceiro dia saímos da ilha somente à noite, mas não seria nada mal mais uma noite.

 

Definindo o roteiro interno

Uma vez que a chegada e a saída à Grécia estava definidos para Atenas, as noites reservadas para Atenas deveriam ser no inicio ou no final. Decidi por ficar hospedado lá somente no final. Se deixasse para o inicio, há o risco de haver algum imprevisto no deslocamento interno no último dia e culminar com a perda do horário do voo internacional na saída.

Então, qual seria a primeira ilha, uma das do Mar Jônico ou uma das Ilhas Cyclades?

Por uma questão obvia, não fazia sentido alternar ilhas de lregiões diferentes.

Como escolher? Aqui, nesse ponto do planejamento, você deve pesquisar as alternativas de como chegar e sair de cada local, isso inclui os tipos de transporte, horários, preços, tempo de viagem etc.

Optei, onde desse, pelo transporte aéreo, pois consumia menos tempo, e nesse primeiro trecho, nós já estariamos no aeroporto. Além disso, o preço da passagem aérea, comprado com antecedência, não era tão superior do de ir via Ferry Boat.

Para as ilhas do Mar Jonico, ainda tinha que viajar quase tresentos kilometros antes de pegar o Ferry Boat. Isso incluia um aluguel de carro a mais, ou ônibus, deslocamento do aeroporto até o local de partida, além do tempo na estrada e de mar.

Se a opção fosse para uma das ilhas das Ciclades, para se ter uma idéia, de Atenas para Santorini o percurso de barco leva em torno de 7 horas, isso o mais rápido, enquanto o avião leva 45 minutos. Para Milos o tempo é em torno de 4 horas. Mas, haveria que sair do aeroporto e ir até o porto em Atenas.

Sendo o meio de transporte aéreo o definido, pesquisei quais eram os horários de voos mais próximos da nossa chegada em Atenas. O horário de chegada em Atenas era 2:10h da madrugada.


As empresas que pesquisei os voos internos nos dois países, percebi que as melhores opções é direto no site das principais companhias dos respectivos países:

- Grécia (Olympicar https://www.olympicair.com/en e Aegean https://en.aegeanair.com)

- Turquia (Turkish https://p.turkishairlines.com/ e Pegasus https://www.flypgs.com/en/)

Os horários mais cedo de voos para as ilhas do nosso roteiro partindo de Atenas a época eram:

Zakynthos: 5:20h, Kefalonia: 14:10h, Santorini: 5:15h e Milos: 8:30h.

Escolhi o primeiro voo para Zakynthos às 5:20h. Assim ficou definido ir primeiro para as ilhas do Mar Jônico. 

Você pode me perguntar: Por que não Santorini primeiro? Porque em Santorini seria a ilha do nosso jantar romântico para troca de novas alianças pelos 25 anos de casados e resolvi deixar mais para depois do que já na primeira ilha. A ideia era ir criando uma crescente de romantismo e ansiedade para culminar em Santorini.

Então a ordem de visita às ilhas foi: Zakynthos, Kefalonia, Santorini e Milos. Santorini antes de Milos pela questão de Santorini estar mais longe de Atenas, assim nós iriamos para o mais longe e voltariamos sentido Atenas pois o transporte no trecho entre Santorini e Milos seria de Ferry Boat e de Milos para Atenas também, até eu consultar o preço de voo, escolhi o voo. 

A travessia entre Zakyntos e a Kefalonia, há que fazer dois trechos de Ferri Boat com cerca de 1 hora cada: Zakinthos-Kyllini e Kyllini-Kefalonia. Nos meses do verão grego, eles abrem uma linha que vai direto de Zakynthos para a Kefalonia. Esse trecho sazonal não vende ticket online. Você pode reservar nessa agência:

XIONIS TOURS - agencia
K.Lomvardou 8
Tel.: 26950-23984
Fax: 26950-42556

Eles falam inglês, ou você pode pedir para alguém do hotel que você reservar ligar lá na agencia e reservar para você. Eu fiz assim: Mandei um e-mail para a recepção do hotel e pedi que ligassem e reservassem para mim, eles reservaram e só tive que ir buscar lá na agência e pagar. 

Dica: O trecho da Kefalonia para Santorini varia bastante o preço de voo: pode partir de E$ 50 e pode chegar a cerca de E$ 220 por pessoa. Essa passagem aos domingos costuma ser E$ 50/pessoa. Se ajustar a sua viagem para que o deslocamento da Kefalonia para Santorini seja em um domingo, você vai economizar. Então, veja quando for fazer o roterio esses detalhes também.

 

Transporte nas ilhas e em Atenas

Em todas as ilhas eu reservei carro. Em Antenas usei transporte público.

Em Atenas usei Metro. O Metro do Aeroporto para a cidade tem uma sobretaxa, você paga cerca de E$ 10 por pessoa pra ir e E$ 10 para voltar. Se você comprar a volta antecipadamente, consegue um pequeno desconto (E$2). Ônibus é mais barato. Taxi gasta o doblo.

Já para usar o Metro na cidade, custa em torno de E$ 1,40 o trecho, mas tem várias opções de tarifa única com tempo de validade do bilhete para usar a vontade, menos para o aeroporto.

Nas ilhas Jônicas, aluguei um carro e peguei no aeroporto de Zakynthos e devolvi no aeroporto na Kefalonia. Atravessei o carro no Ferri Boat. Mesmo com a taxa de entrega em diferente local, ficava mais caro de que contratar dois carros, um em cada ilha. Mas resolvi por um só pois eu teria outras despesas com taxi e tempo para entregar o carro e também ficar preocupado com horários de entrega do veículo x horário do Ferri.

Uma boa opção para alugar um carro na Europa é a empresa  europcar pt 120x40, ou outra que faz pesquisas em diversas empresas e compara os preços como a eDreams.

Contratei pela um carro Hyundai i30 com câmbio automático e retirei no balcão da empresa AVIS através do eDreams, mas me entregaram um Mercedes A3 com câmbio automático, acho que sai ganhando.

Na ilha de Santorini aluguei um Mini Cooper conversível automático. Retirei no aeroporto e devolvi no porto. Site:  http://www.motorinn.gr/ . Em Santorini, queria uma condição especial pois seria a ilha da nossa comemoração e renovação dos votos do nosso casamento, nada como já sair do aeroporto em um Mini Cooper conversível!

Já em Milos, as ofertar não eram grandes, mas a empresa  europcar pt 120x40 oferece aluguel para essa linha. Eu não contratei na europcar pt 120x40 e acabei me decepcionando um pouco. A agência que escolhi - fui tentado pelo preço - colocam umas fotos bonitas e os carros não são tudo isso. Eu aluguei um carro Compact classe D (Fiat Grande Punto), me entregaram um carro velho, nem sei dizer a marca. Não me deu problemas, mas fiquei meio desapontado. Como cheguei à noite, todo gato é pardo. Contratei no site: http://www.milosrent.gr/.

A maioria das empresas que ofertam passagens aéreas, também ofertam aluguel de carros.

 

Hospedagem na Grécia

Depois de contratar todos os transportes de deslocamento, passo a pesquisar hotéis. A pesquisa foi grande, a não ser que você já tenha indicações confiáveis, pesquise bem os depoimentos, veja fotos dos viajantes etc.

Como se tratava de uma comemoração de bodas de prata, não economizei, mas também, não esbanjei.

Os critérios seriam de hotéis bem avaliados no sites especializados, que fossem classificados como hotel com características românticas, localizado em local sem muita agitação, com vista agradável, com garagem para carro nos locais onde eu iria alugar um, e, naturalmente que despertasse um desejo de estar lá. Afinal, seria uma lua de mel em comemoração aos 25 anos de casados.

Segue a relação:

Zakynthos: Balcony Hotel - Superior Room Sea View

Contratei direto no site do hotel. Escolhi o Balcony Hotel pelo custo/benefício. Fica em uma linda encosta na praia de Tsilivi. Os melhores hotéis estão na região de Laganas, mas rejeitei a região pelo fato da fama de agitação, casas noturnas, muita juventude junta, já sabe né...

Kefalonia: Meditarranee  - Double Room with Sea View

Contratei direto no site do hotel.

Nessa ilha foi difícil decidir. Tem várias regiões onde você pode se hospedar. Escolhi um hotel que fosse perto do aeroporto, pois o voo para sair da ilha seria muito cedo e vi que o horário de funcionamento das locadoras no aeroporto iniciavam depois do horário do meu voo. Pensei na complicação que seria em devolver o carro etc. Então aluguei o carro até um dia antes e iria de taxi para o aeroporto. Depois eu soube que existe um esquema de deixar o carro mesmo com agencia fechada.

Santorini: Absolute Bliss – Classic Room, Jetted Tub

Contratei no site  120x60 Logo

Dica: Escolha um hotel defronte à Caldeira Vulcânica! A vista é de tirar o folego. Os defronte à Caldeira não são baratos, mas esse Hotel tem um custo/benefício excelente! 

 

Milos: Sta Maria Village - Double room with garden view

Contratei direto no site do hotel.

Atenas: Hera Hotel - Atenas - Standard Room

Contratei no site  120x60 Logo

Escolhi um que desse para explorar os principais pontos turísticos à pé e de metro. E que tivesse vista para a Acrópole! Quer algo mais romântico?

 

Roteiro interno e meio de transporte na Turquia

O roteiro na Turquia não foi muito complexo. Tínhamos 6 noites. Pesquisei qual seria o número suficiente de dias na Capadocia e resolvi ficar 3 noites. As outras 3 noites resolvemos ficar em Istambul.

Chegamos na Capadocia pelo aeroporto da cidade de Kaysere. Tem outras opções de aeroportos na região, mas foi nesse que a Pegasus oferecia a melhor condição, tanto de preços quanto de horários. Esse aeroporto fica a cerca de 70 km de Goreme, onde fiquei hospedado.

Aluguei um carro que retirei no próprio aeroporto com devolução no mesmo local. Aluguei pelo site  europcar pt 120x40.

O deslocamento de Kaysere para Istambul foi num voo direto pela própria Pegasus.

O aeroporto de chegada em Istambul foi o Sabiha Gökçen, fica a 25 km dos pontos turísticos e de onde nós ficariamos hospedados. O deslocamento para o hotel fiz através da contratação de taxi no aeroporto. Em Instambul, como em Atenas, não aluguei carro.

 

Hospedagem na Turquia

Goreme: Doors Of Cappadocia – Suite Júnior

Contratei no site  120x60 Logo. Tinha que ser no estilo caverna!

Istambul: Sultanhan Hotel - Special Class - Quarto Casal Deluxe

Contratei no site  120x60 Logo

Mesmo critério de Atenas. Perto das principais atrações. Praticamente tudo à pé!

 

Seguro Viagem

     Por fim, não se esqueça de fazer um seguro viagem, pricipalmente em viagens internacionais por conta de assistência médica em caso de necessidade. Na ilha de Milos eu precisei usar o seguro para um atendimento emergencial, gastei E$ 200 e fui reembolçado.

Se você tem um corretor de seguros, peça uma cotação. Eu fiz com um corretor amigo meu.

Pode contratar online também. Várias empresas oferecem contratação de seguro online:

 

Destinia 
Logo_Homepage

 

O que fazer em cada local

Ufa, já temos as passagens, o transporte definido e a hospedagem. Falta definir o roteiro de visita às atrações de cada local.

Eu como um bom taurino, prefiro já ter um esboço diário de onde iremos. Então, mais pesquisas: local da atração, como chegar, que horários atendem, se há necessidade de alguma contratação/reserva antecipada etc.

Alguns passeios devem ser reservados com antecedência.

Um site super legal para vocês pesquisarem as atrações e contratarem é o  Logo 180x150 white

Nesse site você encontra as melhores coisas para fazer em cada local onde viajamos.

Outro site interessante para aquisição de bilhetes para museus, atrações e excursões em mais de 50 cidades por todo o mundo:  Logo OK.

Como na época eu não conhecia a Viator nem a Ticketbar, tive que pesquisar muito mais para saber onde contratar as atrações.

Eu contratei antecipadamente o passeio de balão na Capadócia e o passeio de barco em Milos.

O passeio de barco em Milos para Kleftiko é uma tração imperdivel e deve ser contratado com antecedência para não correr risco com lotação. Eu pesquisei as agêncais que fazem esse passeio e acabei gostando da Milos Adventures . Eles tem saídas de Adamas ou de Pollonia. Escolha a que for mais perto da sua hospedagem. Eu contratei a Route 2 saindo de Adamas. Pagamento antecipado.

Já o balão na Capadócia pode ser contratado e pago com antecedência. É normal que quando você contratar a hospedagem, alguem do hotel te mande um e-mail oferecendo o passeio, assim, o próprio hotel reserva para você. Eu acabei reservando com o guia que eu contratei, expliquei para ele os preços que eu vi, a agência que eu pesquisei . Contratei um guia que fala portugues que foi muito útil. O nome dele é Sercan Kaymakyemez. Tem vários lá que falam portugues por conta da novela Salve Jorge. Disseram que depois dessa novela, muitos brasileiros vão para a Capadócia e alguns guias aprenderam a falar portugues.

Eu contratei o Sercan, mas no final das contas, por uma questão de saúde, ele não foi, mas substituiu pelo Gökhan Yaramış, que se apresentou por João (ele se apelidou assim pra ficar rmais fácil). Muito boa gente!!

Sobre contratar o passeio de balão, eu pesquisei bastante e acabei gostando da empresa Sultan Balloons. Custa E$ 130 por pessoa e para reservar eles pedem 30% antecipadamente. Conversando com o guia, ele conseguiu fazer na mesma empresa por E$ 120 e não paguei nada antecipadamente.

Reservei, também, dois jantares em Santorini. Reservei mandando e-mail. Um para a comemoração dos 25 anos e outro para ve ro por do sol em Oia, de "camarote"! Ambos eu descrevo nos detalhes de Santorini.

Por fim, gosto de anotar o que vou fazer em cada dia, assim, preparo um roteiro. Claro que podemos durante a viagem rever e alterar alguma coisa, mas já saimos com uma base. 

Veja agora, como ficou os detalhes do meu planejamento.

 

São Paulo - Istambul

Dia 0 - voo São Paulo a Atenas pela Turkish Airlines

3:25h - voo São Paulo - Istambul (tempo de voo de 12h45min. + 5 horas de fuso + 1 horário de verão europeu)

22:10h - chegada no aeropoto de Istambul

 

Istambul - Atenas - Ilha de Zakynthos

Dia 1 (detalhes aqui)

0:05h - voo de Istambul a Atenas (tempo de voo de 1h20min.)

1:25h - chegada no aeroporto de Atenas

5:30h - voo Atenas - Zakynthos

6:25h  - Chegada no aeroporto e retirada do carro

9h       - Chegada no hotel  (aqui tive que avisar o hotel que chegaria mais cedo do que o horário de entrada no quarto, eles arrumaram um local para armazernar as malas e onde pudessemos nos trocar).

10h às 19h - Visita ao mirante da Navagio Beach

                 - Porto Vromi Beach

                 - Porto Limionas Beach 

Dia 2 (detalhes aqui)

9h  às 19h - Zakynthos Town (aproveitando para retirar os tickets da travessia para Kefalonia)

                - Porto Ag. Nikolaos

                - Passeio de barco até Navagio Beach e Blue Caves

                - Makris Gialos Beach

                - Xigia Beach 

Dia 3 (detalhes aqui)

9h  às 19h - Keri Beach

                - Keri Caves

                - Marathonisi ( Turtle Island)

                - Kalamaki Beach

                - Banana Beach

Veja mais detalhes em Dicas de Viagem

 
Zakynthos - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 1)

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Zakynthos - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 2)

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Zakynthos - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 3)

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Kefalonia - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 1)

sábado, 6 de agosto de 2016

Ilha de Kefalonia

Dia 4 (detalhes aqui)

10:20h     - Travessia de Zakynthos para Kefalonia via Ferry Boat

12h - 21h - Chegada no hotel

               - Myrtos Bay ( Praia de Myrtos)

               - Vilarejo de Assos (pôr do Sol)

Dia 5 (detalhes aqui)

9h - 20h - Caverna Melissami
             - Mosteiro de Sami
             - AntiSamos Beach
             - Ag. Efimia 
             - Fiskardo

Dia 6 (detalhes aqui)

9h - 20h - Petani Beach
             - Myrtos Beach 
             - Xi Beach

20:30h   - entrega do carro no aeroporto (depois viemos a saber que poderiamos entregar pela manhã com um pequeno acrescimo, pois não tinhamos contrado até o dia seguinte, e esquema para deixar o carro antes das loja abrir).

Veja mais detalhes em Dicas de Viagem

Kefalonia - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 1)

sábado, 6 de agosto de 2016

Kefalonia - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 2)

domingo, 7 de agosto de 2016

Kefalonia - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 3)

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Santorini - Grécia - Primeiro dia - jantar romântico

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Ilha de Santorini

Dia 7 (detalhes aqui)

6:50h     - Voo para Santorini com conexão em Atenas
11h        - Chegada no aeroporto de Santorini e retirada do carro 
             - retirada dos tickets do Ferry para Milos (agência do Porto)

             - ilha tour 

20h       - Jantar especial comemorativo das bodas de prata (reserva efetuada com antecedência)

Dia 8 (detalhes aqui)

9h -  18h  - Red Beach
               - Vlychada Beach
               - Perissa Beach
               - Eros Beach
19:30h     - Por do sol em OIA - Fanari (reserva efetuada com anecedência)

Dia 9 (detalhes aqui)

9h -  18h  - dia livre
20h          - Partida para Milos via Ferry Boat 

22h         -  Desembarque e retirada do carro

23:30h    - Chegada no hotel

Veja mais detalhes em Dicas de Viagem

Santorini - Grécia - Primeiro dia - jantar romântico

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Santorini - Grécia - Roteiro 2 noites (segundo dia)

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Santorini - Grécia - Roteiro 2 noites (terceiro dia)

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Milos - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 1)

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Ilha de Milos

Dia 10 (detalhes aqui)

9h às 20:30h - Passeio de barco para Kleftiko

Dia 11 (detalhes em breve)

9h às 19h  - Sarakiniko Beach
                - Firiplaka Beach
                - Tsigrado Beach
                - Paliochori Beach
                - Papafragas Beach
                - Agia Kyriaki Beach 
                - Firopotamos Beach
                - Agios Konstantinos Village

Veja mais detalhes em Dicas de Viagem

Santorini - Grécia - Roteiro 2 noites (terceiro dia)

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Milos - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 1)

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Ilha de Milos

Dia 10 (detalhes em breve)

9h às 20:30h - Passeio de barco para Kleftiko

Dia 11 (detalhes em breve)

9h às 19h  - Sarakiniko Beach
                - Firiplaka Beach
                - Tsigrado Beach
                - Paliochori Beach
                - Papafragas Beach
                - Agia Kyriaki Beach 
                - Firopotamos Beach
                - Agios Konstantinos Village

 

Atenas

Dia 12 (detalhes em breve)

9h às 12h  - manhã livre 

14h                - voo com destino à Atenas

                     - desembarque 

16h                - Chegada no hotel

17h                - Passeio pelo bairro de Plaka

21h               -  Jantar com vista para Acropoli

Dia 13 (detalhes em breve)

9h às 20h  - Troca da Guarda
                - Acropolis
                - Pathernon
                - Templo de Athenas Nike, o Santuário de Eros e Afrodite e Erectheion
                - Museum
                - Portão de Adriano e Templo de Zeus
                - Teatro Dyonisios
                - Mercado Central

21h           - Noite em Plaka

 

Atenas - Capadócia (deslocamento)

Dia 14 (detalhes em breve)

9h             - saída rumo ao aeropoto

12:15h      - voo para Capadócia com conexão em Istambul

20h           - Chegada no aeroporto de Kayseri e retirada do carro

23h           - Chegada no hotel em Goreme

 

Capadócia

Dia 15 (detalhes em breve)

4h             - Saída para passeio de balão

10h           - Passeio guiado (contratei um guia que fala portugues)

                   - Vale dos pombos
                   - Castelo de Uchisar
                   - Mirante para o Vale de Goreme
                   - Museu Ceu Aberto de Goreme para ver as igrejas gregas ortodoxas melhor preservadas da Capadócia
                   - Pasabag (o vale dos monges) para ver as formações das rochas com corpo e chapéu na parte superior (chamines das fadas)
                   - familia em Avanos para ver o trabalho de cerâmica
                   - Vale da imaginação, onde temos algumas rochas que se parecem aos animais.

Dia 16 (detalhes em breve)

10h           - Passeio guiado

                   - "três belas" para tirar fotos das chaminés das fadas mais famosas da Capadócia
                   - vale vermelho (vale rosa)
                   - Cidade subterrânea de Kaymakli
                   - Vila de Cavusin e para ver uma mesquita dentro da caverna. 
                   - Escola de tapetes turcos feitos à mão
                   - Almoço em Avanos
                   - Vale do amor
                   - Caravançará do século 13

 

Capadocia - Istambul

Dia 17 (detalhes em breve)

10h           - saida para Kaycere

13:30h      - voo para Istambul 

14:55h      - desembarque no aeroporto de Istambul

17h           - Chegada no Hotel

17:30h      - Grand bazar

21h           - Jantar com vista para Mesquita de Santa Sofia

 

Istambul

Dia 18 (detalhes em breve)

9h  às 19h - Mesquita Hagia Sophia

                - Mesquita Azul

                - Palácio de Topkapi

Dia 19 (detalhes em breve)

9h às 15h - Passeio de barco no Estreito de Bosforo

               - Bazar das especiarias

               - Praça Taksim

 

Istambul - São Paulo

Dia 20 (detalhes em breve)

5:30h - taxi para aeroporto (agendamento por site, mais barato)

9:25h - voo para São Paulo

16:55h - desembarque em São Paulo (soma-se o fuso horário!)

 
 
Grécia e Turquia - Roteiro Romântico 21 dias

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Zakynthos - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 1)

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Zakynthos - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 2)

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Zakynthos - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 3)

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Kefalonia - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 1)

sábado, 6 de agosto de 2016

Kefalonia - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 2)

domingo, 7 de agosto de 2016


300x250-Europe-Portugese

dealform 300x250