Kefalonia - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 1)
Jorge Luis Romano sábado, 6 de agosto de 2016
Compartilhe esta página com seus amigos
Esse artigo conta parte da nossa viagem que fizemos em 2016 em comemoração aos nossos 25 anos de casados. A viagem incluiu na Grécia, quatro ilhas: Zakynthos, Kefalonia, Santorini e Milos mais Atenas e Istambul e Capadócia na Turquia. Maiores detalhes veja no link abaixo.
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
Quarto dia na Grécia e primeiro na ilha kefalonia. Os demais dias nessa ilha pode ser visto clicando aqui em artigos relacionados.
Um pouco sobre a ilha
Kefalonia, ou Cephalonia como também é conhecida, é a maior ilha do Mar Jônico, e uma das mais intactas ilhas da Grécia, ainda sem a interferência do turismo em massa.
Tanto a ilha Zakynthos e a Ilha Kefalonia pertenceram à Veneza no Século XV, voltando a ser da Grécia apenas no Século XVIII. Por essa razão ambas as ilhas foram fortemente influenciadas pela cultura italiana.
A principal cidade de Kefalonia é a capital, Argostoli, situada na parte sul da ilha e rodeada por montanhas e florestas. O aeroporto está situado nessa cidade.
Nesta ilha existem inúmeras praias paradisíacas, rodeadas por muito verde, perfeitas para o turista relaxar e, também, mosteiros, vinícolas e cavernas, incluindo a Melissani que oferece um passei à barco por dentro dela. A praia mais famosa é Myrtos, que é considerada entre as mais bonitas da costa no Mar Mediterrâneo.
A melhor época para conhecer o lugar e usufruir de tudo que este paraíso proporciona é entre os meses de junho e setembro. Em julho, quando fomos, a temperatura chegava à cerca de 31 graus de máxima e a mínima ficava em torno de 22 graus.
Como chegar
Para quem está em Atenas e quiser conhecer a ilha de Kefalonia, ela fica a 330 quilômetros da capital e é necessário pegar um Ferry Boat que sai do porto de Kyllini.
Outra forma de acessar a ilha é por avião. São vários voos que saem de diversos pontos da Europa. Os voos que saem de Atenas são oferecidos por duas companhias, a Olympicair, site: https://www.olympicair.com/en e Aegean https://en.aegeanair.com ).
Nós acessamos por Ferry Boat vindo da ilha de Zakynthos. Explico mais abaixo.
Locomoção na ilha
Se quiser ter maior liberdade de locomoção sem limitações aproveitando melhor o tempo de estada na ilha, você deve alugar um carro. Contratei pelo site eDreams um carro Hyundai i30 com câmbio automático, mas me entregaram um Mercedes A3 com câmbio automático. Peguei o carro na ilha de Zakynthos e atravessei pelo ferry, continuando com o mesmo carro, o qual eu entregaria somente no final da estada na ilha.
Hospedagem
A ilha da Kefalonia é muito maior que a de Zakynthos. O ideal é ficar baseado em pelo menos dois pontos da ilha, muitos indicam Fiskardo no extremo norte da ilha como uma das mais charmosas bases. Até pensei em ficar lá, mas para somente 3 noites, e considerando que a saída da ilha seria via aéreo e bem cedinho (6:50h), optamos por ficar hospedado próximo ao aeroporto. A região escolhida foi a de Lassi.
Qualquer outro local mais longe teríamos que acordar muito cedo, pegar estrada para chegar e sairíamos sem o café da manhã. Sobre o café da manhã, mesmo nesse hotel próximo, não conseguimos, mas eles prepararam uma caixinha com alguns alimentos.
Na região de Lassi, tem várias ofertas interessantes de hotéis, eu acabei optando pelo Meditarranee e fechei direto no site do hotel. O hotel tem quarto com frente para o mar e para os fundos. Contratei de frete para o mar, do qual temos a visão do pôr do sol no final da tarde.
O hotel é muito bom, com piscina, estrutura de praia, mas no final das contas, cheguei à conclusão que poderíamos ter contratado um hotel mais barato, pois usamos apenas para dormir e estacionar o carro.
Piscina do Hotel Mediterranee
Roteiro
Dia 4 – Zakynthos - Kefalonia
Levantamos cedo, tomamos café e partimos para o Porto em Ag Nicholas onde faríamos a travessia para a Kefalonia e ir direto para o nosso próximo hotel, o Mediterranee .
Ao mesmo tempo que já ia dando uma sensação de saudades em deixar Zakynthos, aumentava a ansiedade em conhecer a Kefalonia, principalmente pela famosíssima Myrthos Bay.
Rumamos para o porto em Ag. Nikolaos de onde pegariamos um Ferri Boat para atavessar até a Ilha Kefalonia no porto em Pessata Beach.
Trajeto do hotel em Zakynthos até o porto em Ag. Nikolaos.
Só para lembrar, em condições normais o trajeto de Zakynthos para a Kefalonia por Ferri Boat teria que ser feito com duas travessias:
Rota de travessia de Zakynthos até a Kefalonia em períodos que alinha direta de Ag. Nikolaos até Pessata não esta funcionando.
Porém, em algumas épocas do ano, incluindo o verão na Grécia, tem uma linha que opera direto do porto em Ag. Nikolaos para o porto em Pessada Beach.
Essa travessia leva em torno de 1 hora. Embarcamos com o carro, o qual usamos na ilha da Kefalonia e iamos entregar no aeroporto da Kefalonia no fim a estada na ilha.
Porto em Ag. Nikolaos
Embarque no Ferry Boat.
Rumo à Ilha da Kefalonia!!
O Google ainda não considera essa travessia direta como alternativa de rota. Então, segue o trecho até o hotel após descermos em Pessada Beach:
Rota do porto em Pessata Beach até o hotel em Lassi.
Chegamos cedo no hotel e conseguimos fazer "early" check-in no hotel, eles aceitaram!
Hotel Meditarranee
Deixamos nossas coisas no quarto e rumamos sem pestanejar para ver a praia de Myrtos. A ilha é bem montanhosa e o caminho para a Myrtos é atravessando a ilha.
Rota do hotel até a praia de Myrtos.
Grandes montanhas na Kefalonia
As estradas são muito boas. Estávamos a alguns quilômetros de chegar, mas já dava para perceber o que nos esperava. Vejam a coloração no mar!
O contraste das tonalidades de azul do mar com a vegetação cria uma cenário belissimo de acelerar os nossos corações.
Para chegar à praia de Myrthos você desce uma pequena serra onde é inevitável parar no caminho e bater muitas fotos. Pensei que nada superaria a Navagio Beach, mas fomos surpreendidos com a beleza de Myrthos Bay.
Praia de Myrthos
Não levamos guarda-sol e não tinha para alugar. Nem cadeiras. A estrutura eram os banheiros, uma cobertura bem no início da praia e um salva-vidas que ficava sentado em uma cadeira alta de olho no que acontecia na água. Não que seja perigosa, é que ela é de tombo e afunda rápido. Não percebi correntes, tanto é que podíamos ir à vontade, boiar e não sentíamos a agua puxar, só não dava pé.
Ficamos um bom tempo curtindo aquela maravilha, mas havíamos combinado de ir até Assos, onde faríamos nosso almoço e rumar para conhecer Fiskardo.
Trajeto para Assos.
O caminho para Assos é bastante sinuoso e as estradas são estreitas. Ela fica bem ao pé de uma região bastante montanhosa. Dá para avistar a cidade enquanto descemos a serra.
Vilarejo de Assos vista do meio da serra.
Assos é notadamente uma cidade tranquila com casinhas pitorescas e bem floridas, um mar bem calmo.
Vilarejo de Assos
Estávamos famintos e fomos direto a um dos restaurantes da orla. Pedimos uma pizza e uma salada grega sem cebolas (minha esposa não gosta de cebolas). Me surpreendi com a pizza, muito saborosa com massa leve. Tem outros pratos também, mas preferimos a pizza pois foi o primeiro local que encontramos pizza e muito boa!
Assos Blue Cafe. Ao fundo as casas do Vilarejo de Assos no estilo Veneziano!
Quem disse que na Grécia não tem pizza? A salada grega também não faltou!
Passamos a tarde em uma das praias ali.
Praia em Assos
Nessa praia, tinha bastante arvores e foi formando uma sombra onde esticamos uma toalha nas pedras (não dá para falar areia, pois são pedras), e chegamos a cochilar ali de tão sossegado que estava... e logo depois do almoço, sabem como é né!?
Estava tão bom ali que ficamos mais tempo do que tinhamos planejado e resolvemos não ir até Fiskardo que fica a cerca de 40 kilometros mais ao norte.
Resolvemos voltar.
Rota da volta
No caminho de volta ainda tiramos mais algumas fotos da Myrtos.
Praia de Myrtos no final da tarde.
Já era final de tarde, e dizem que o pôr do sol ali, para quem vê, algo para nunca mais esquecer. No entanto, faltava ainda um bom tempo para se pôr e tínhamos 30 Km até o hotel e não quisemos fazer o trajeto à noite. Esse foi o máximo que esperamos:
Final de tarde. Foto obtida do mesmo ponto que tiramos a foto de Myrtos acima.
Retomamos o caminho pois não queriamos pegar a estrada à noite. E vejam que chegamos a tempo de ver o pôr do sol da varando do quarto.
Vista da varando do nosso quarto no Mediterranee
À noite, saiamos à pé até a avenida onde estão os restaurantes e escolhemos À noite saímos para jantar em um restaturante perto do Hotel. Lá têm vários e é muito agradavel de caminhar pela região. Escolhemos o Da Veronica Bar. O restaurante tem várias opções a um preço bastante razoavel. O atendimento é muito bom também.
Resumo do dia
Rodamos cerca de 80 km.
Locais visitados:
- Porto de Pessada
- Myrthos Bay (Praia de Myrthos)
- Vilarejo de Assos
Artigos Dicas de Viagem relacionados
sábado, 6 de agosto de 2016
domingo, 7 de agosto de 2016
segunda-feira, 8 de agosto de 2016
terça-feira, 9 de agosto de 2016
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
sexta-feira, 5 de agosto de 2016
sábado, 6 de agosto de 2016
domingo, 7 de agosto de 2016