Milos - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 1)
Jorge Luis Romano sexta-feira, 12 de agosto de 2016
Compartilhe esta página com seus amigos
Esse artigo conta parte da nossa viagem que fizemos em 2016 em comemoração aos nossos 25 anos de casados. A viagem incluiu na Grécia, Atenas e quatro ilhas: Zakynthos, Kefalonia, Santorini e Milos. Istambul e Capadócia na Turquia. Maiores detalhes veja no link abaixo.
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
Décimo dia na Grécia e primeiro na ilha Milos. Os demais dias nessa ilha pode ser visto clicando aqui em artigos relacionados.
Um pouco sobre a ilha
MIlos, é uma ilha de formação vulcânica situada no arquipélago das Cyclades, cheia de surpresas, romântica e de especial charme. Ela é famosa por lá ter sido encontrada uma estatua de Afrodite,a "Vênus de Milo", hoje no museu do Louvre.
A ilha de Milos vem aumentando bastante em visitas, mas ainda não tem o clamor de Santorini e Mykonos. A infraestrutura está crescendo para atender a crescente demanda de visitantes.
Milos também vem ganhando fama pela paisagem "lunar" em Sarakiniko, a cor exótica da água do mar em suas praias e a pitoresca arquitetura das vilas como Klima, Plaka, Fyrapotamos e Pollonia. Mas a região considera mais paradisíaca da ilha é Kleftiko, também conhecida como "Sea Meteora".
A melhor época para conhecer o lugar e usufruir de tudo que este paraíso proporciona é entre os meses de junho e setembro, em outubro a temperatura média da água chega a ser maior que a do ar. Em julho, quando fomos, a temperatura chegava à cerca de 30 graus de máxima e a mínima ficava em torno de 23 graus.
Como chegar
Para quem está em Atenas e quiser conhecer a ilha de Kefalonia, ela fica a cerca de 190 quilômetros da capital e é necessário pegar um Ferry Boat que sai do porto de Piraeus. Mas também pode ser acessada por Ferry Boad vindo de de outras ilhas da Cyclades.
Outra forma de acessar a ilha é por avião. Os voos saem de Atenas e são oferecidos por duas companhias, a Olympicair, site: https://www.olympicair.com/en e Aegean https://en.aegeanair.com ).
Nós acessamos por Ferry Boat vindo da ilha de Santorini, como relatei no artigo anterior. (artigos relacionados.)
Locomoção na ilha
Como relatei, a infraestrutura ainda não é adequada, principalmente quanto à transporte publico. Então, para ter liberdade de locomoção sem limitações aproveitando melhor o tempo de estada na ilha, você deve alugar um carro. Contratei pelo site http://www.milosrent.gr/. um Compact classe D (Fiat Grande Punto), um carro velho, nem sei dizer a marca. Como cheguei perto das 23 horas vindo de Santorini, eu estava cansado e no escuro, "todo gato é pardo". O carro não me deu problemas, mas fiquei um pouco desapontado. Recomendo alugar carros na .
Hospedagem
A ilha da Milos não é muito gande. As maiores opções de estadia estão em Adamantas, Plaka e Pollonia. Fiquei na duvida onde ficar, mas acabei optando por Adamantas. Em Adamantas eu ficaria mais perto do Porto e do Aeroporto e também mais no centro da ilha tornando tudo mais perto.
Mas como eu comentei, a ilha não é muito grande e no final das contas, de carro, tudo acaba ficando perto.
Escolhi o hotel Sta Maria Village a opção Double room with garden view.
O hotel é muito bom, com piscina, muito bom café da manhã, com estacionamento.
Só tive um pouco de dificuldades para chegar à noite pois o Google Maps mandava por um lugar que não passava carro (contei isso no artigo anterior, veja em artigos relacionados.).
Piscina do Hotel Sta Maria Village
Roteiro
Dia 10 – Milos
Levantamos cedo, tomamos café e partimos para o Porto Adamas onde fariamos um passeio de barco para Kleftiko.
Reservei com a Milos Adventure a rota 2. Eles tem três opções de passeios, mas todos indo para Kleftiko.
- Rota 1 - não faz a volta completa na ilha. è um passeio masi curto com tempo maior de parada para banho.
- Rota 2 - Sai do Porto Adamas e dá a volta completa pela ilha e ainda vai para a ilha de Poliegos e faz uma parada em um lugar chamado Galazia Nera que já vale o passeio.
- Rota 3 - Sai do Porto de Polilonia e o percurso é identido à Rota 2.
obs.: Quando acontece o vento sul, um trecho da ilha fica muito revolto e os passageiros da Rota2 passam para a Rota 3. Foi o que aconteceu conosco. Nos levaram de ônibus até Pollonia e embarcamos lá.
Passeio de barco
A primeira parada foi na ilha de Poliegos num local chamado Galazia Nera. Um paraíso!! Águas cristalinas ao lado de uma formação rochosa enorme e outras que pareciam brotar do mar.
Nossa primeira parada em Galazia Nera
A cor do mar!!
Não demorou muito e caimos naquele mar. Nós levamos snorkel e nadadeiras para facilitar o deslocamento no mar.
Mergulho em Galazia Nera.
O tempo de parada é bem razoável. Em um determinado nosso comandante acho que jogou alguma comida para os peixes o que os atraiu em torno do barco.
Como falei, se o passeio fosse somente essa parada já teria valido a pena. Mas o passeio não tinha nem começado ainda, tinhamos a ilha interira de Milos para explorar!
De volta a Milos. Milos é a ilha mais ao fundo da foto.
Milos - Sulphur Mines
Milos - Gerakas
Gerakas
Mais uma parada, agora em Gerakas. Essa parada não foi tão longa quanto a primeira. O local é belíssimo, o sol estava bem mais forte e a temperatura chegando perto dos 30 graus.
Essa era nossa terceira parada. A segunda foi em Firlingos, onde num golpe de vento entrou algum grão de areia no meu olho. Isso me incomodou muito durante o resto do passeio. A sorte é que um casal que estava no barco tinha um colirio e me emprestou. Isso não resolveu, mas aliviou. NO fim do dia tive que procurar assistência médica pois eu sentia que algo ainda estava no meu olho. isso eu conto no final do artigo.
Continuamos viagem e passamos em frente à Tsigrado Beach, aquela que para acesso tem que descer uma escada bastante ingrime. Para nós bastou ve-la pelo mar, mas para quem gosta de aventura e, claro, com uma recompensa muito agradável, pois a praia é lindissima, vale a pena.
Tsigrado Beach
A tão esperada Kleftiko chegou. Kleftico é também conhecida como o refugio dos piratas e "The Sea Meteora". É uma região sem igual, com formações rochosas no mar formando cavernas. A lenda diz que uma das cavernas tem um caminho escondido e abriga um tesouro desixado pelos piratas.
Kleftico só pode ser acessada pelo mar. No entanto, vi um depoimento de alguem que conseguiu ir por terra, mas desrespeitando as normas de aluguel de carro que proibe entrar em estradas que vão até perto da região de Kleftiko e ainda ter que caminhar boa parte à pé. Muito arriscado.
Conhecer essa maravilha é que faz o passeio de barco ser imperdivel. Vejam as fotos, claro que as fotos somente dão uma idéia do local.
Caverna em Kleftiko
Kleftico
Kleftico - ideal para um mergulho
Kleftico
Nosso capitão dançando no topo do barco.
Em um determinado momento, os capitães do nosso barco e de um outro que estava próximo, como num desafio, colocaram uma musica e iniciaram uma dança alegrando a todos ali.
O almoço é preparado e servido no barco. Depois mais uma pausa e seguimos viagem.
Passamos próximos à Sikia.
Sikia- cavernas
O mar no outro lado da ilha estava bem mais agitado e proporcionou um sentimento de como se fossemos Vikins.
Mar agitado
Por fim passamos perto de várias vilas de pescadores e chegamos no Porto de Adamas.
Klima Village
Porto Adamas
AO desembarcar fui procurar um oftalmologista par averificar o cisco que entrou no meu olho. Para minha surpresa existia uma clinica muito bem equipada que me atendeu, retirou o cisco do meu olho, colocou um tapa olhos e receitou colírios para recuperação. Perguntei se podia ir no mar no dia seguinte e fui liberado!
As despesas? Fui reembolsado em tudo pelo seguro viagem que adquiri! Daí a importância de adquirir um seguro viagem.
Fomos para o hotel e a noite jantamos no centro em um restaurante quase de frente ao Porto Adamas.
Artigos Dicas de Viagem relacionados
quinta-feira, 11 de agosto de 2016
sexta-feira, 12 de agosto de 2016
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
sexta-feira, 5 de agosto de 2016
sábado, 6 de agosto de 2016
domingo, 7 de agosto de 2016