Zakynthos - Grécia - Roteiro 3 noites (Dia 1)
Jorge Luis Romano quarta-feira, 3 de agosto de 2016
Compartilhe esta página com seus amigos
Esse artigo conta parte da nossa viagem que fizemos em 2016 em comemoração aos nossos 25 anos de casados. A viagem incluiu na Grécia, Atenas e quatro ilhas: Zakynthos, Kefalonia, Santorini e Milos. Istambul e Capadócia na Turquia. Maiores detalhes veja no link abaixo.
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
Primeiro dia de nossa viagem pela Grécia. Os demais dias estao relados aqui em artigos relacionados.
Um pouco sobre a ilha
A ilha Zakynthos está situada no mar Jônico, possuindo cerca de 125 quilômetros de litoral com praias paradisíacas. Ela é a terceira maior ilha do mar Jônico, tanto em população quanto em área.
Neste pedacinho de paraíso existem inúmeras praias de mares cristalinos, perfeitas para o turista relaxar e recarregar suas energias.
A maior atração de Zakynthos é a Navagio Beach, descoberta em 1980. Localizada em uma enseada isolada na costa noroeste, ela ganhou fama mundial por um antigo navio encalhado em sua faixa de areia.
Protegida por um enorme rochedo, só é possível acessar a praia por meio de barco, a partir do Porto Vromi rumo a direção sul, ou então pelo porto de Ag Nikolas, em Volimes, para o nordeste. O passeio custa entre 10 e 25 euros por pessoa, dependendo do tempo de duração do passeio e do tipo de embarcação.
A melhor época para conhecer o lugar e usufruir de tudo que este paraíso proporciona é entre os meses de junho e setembro. Em julho, quando fomos, a temperatura chegava à cerca de 32 graus de máxima e a mínima ficava em torno de 23 graus.
Como chegar
Para quem está em Atenas e quiser conhecer a ilha de Zakynthos, ela fica a 330 quilômetros da capital e é necessário pegar um Ferry Boat que sai do porto de Kyllini. A travessia tem duração de aproximadamente uma hora e a embarcação possui estrutura de navio com restaurantes, lanchonetes, garagem para carros, além de cabines para que o turista descanse durante o percurso.
Outra forma de acessar a ilha é por avião. Nós preferimos essa forma. O avião sai de Atenas direto para a Ilha e o percurso tem duração de cerca de 1 hora, além do preço não ser tão caro, pagamos cerca de E$ 95 por pessoa já com as taxas de embarque e de bagagem (23 kg).
Voamos pela Olympicar, site: https://www.olympicair.com/en
Locomoção na ilha
A ilha não tem um bom sistema de transporte público e para não perder tanto tempo em esperas por esse tipo de condução, o ideal é alugar um carro. Contratei pelo site eDreams, um carro Hyundai i30 com câmbio automático, mas me entregaram um Mercedes A3 com câmbio automático.
A eDreams, pesquisa as melhores e maiores locadoras do mundo e oferece a melhor opção.
Hospedagem
Há uma variedade de hotéis na ilha. Eu dei preferência para um que fosse em local tranquilo com estacionamento e de frente para o mar.
Afinal essa seria a primeira ilha em nossa viagem e eu gostaria de contar com uma vista maravilhosa da janela do hotel. Então, com essas características e levando em conta o custo beneficio, optei pelo Balcony Hotel - Superior Room Sea View, E$ 115 por dia. Contratei direto no site do hotel. O hotel fica em uma bela encosta na praia de Tsilivi.
Roteiro
Dia 1 - Athenas -> Zakynthos
Chegamos em Atenas à 1:25h, passamos pela imigração, retiramos as malas e esperamos o nosso voo que saia às 5:20h com destino à Ilha de Zakynthos. Ainda estava escuro quando embarcamos para Zakynthos.
Embarque em Atenas
Chegamos às 6:25h no aeroporto de Zakynthos, já era dia. Nessa época do ano, o amanhecer é bem cedo e o pôr do sol é bem tarde, por volta das 20:30h. Então, prepare-se para dias bem longos.
Desembarque em Zakynthos
Retiramos o carro no próprio aeroporto e rumamos para o hotel. A percurso é de cerca de 10 km. Prepare-se. Tem trechos do caminho que parece que não passam dois carros e é mão dupla!
Caminho do Aeroporto até o Hotel
Aqui fica uma dica para se locomover bem pela ilha: Use o Google Maps no celular com os mapas offline. Funcionou bem.
Chegamos rapipdamente no hotel e fomos recepcionados pela Helena. Mas antes de irmos até a recepção, tiramos algumas fotos da belissima vista que esse hotel nos proporciona.
O Hotel fica em uma encosta ao lado da praia de Tsilivi
Eu avisei com antecedência o hotel que nós chegaríamos antes do horário de início da estadia, mas eles me responderam que poderiam guardar as malas para nós, além de prover um local onde poderíamos nos trocar e pegar o necessário para partir e desbravar a ilha.
A Helena que nos recepcionou muito bem, forneceu um mapa e foi anotando enquanto explicava onde eram os locais das principais atrações da ilha. Mas nosso pensamento para esse dia era ir direto para o mirante da Navagio Beach.
E assim o fizemos, foram cerca de 1 hora para chegar lá. As estradinhas são estreitas. Em alguns trechos dá para desfrutar do visual incrível da ilha.
Trajeto do hotel para o mirante da Navagio Beach
Foto tirada na estrada
Em alguns trechos, mesmo com o mapa e o Google Maps, tivemos algumas duvidas sovbre o caminho, mas conseguimos chegar sem grandes problemas.
Chegada ao mirante.
A vista do mirante é também, uma das responsáveis pela fama de Zakynthos, e ver Navagio Beach do alto pela primeira vez é realmente uma experiência surreal, para emocionar. A praia de areia branca é banhada pelas águas azuis fluorescentes do mar, emoldurada por falésias de calcário e o verde da mata nativa. Sem contar os barcos que trazem um charme especial.
Navagio Beach
Foto tirada à direira do mirante. Esse local não tem proteção.
Existe um mirante com proteção para ver a Navagio Beach, mas se caminhar à direita, poderá ver vistas até mais bonitas, porém, tome cuidado, pois não há proteção. A vontade é de ficar bem na beirada para tirar as melhores fotos, mas, como disse, não se empolgue tanto, pois dá beirada para o abismo poderá estar a poucos centímetros.
Percebam como é alto. Existe um caminho à direita do mirante. Cuidado não há proteção.
Os barcos ancorados na Navagio Beach. O acesso à praia é somente por barco.
Ficamos por ali um bom tempo, batemos muitas fotos, filmamos, enfim, a sensação é que estávamos em uma outra dimensão vislumbrando algo sem igual nunca dantes registrado pelos nossos olhos.
Chegamos cedo. As falésias ainda faziam sombra na praia. no centro da praia o famoso barco naufragado.
Para conhecer a Navagio Beach, você faz dois passeios:
- um para vê-la do alto no mirante e outro visitando-a, e nesse caso, somente de barco. Podemos contratar um barco de vários locais, mas os mais comuns são saindo no Porto Vromi (costa oeste da ilha) , do porto em Ag. Nikolaos (noroeste da ilha) e o mais popular saindo em um grande barco para grande quantidade de turistas a partir do principal porto de Zakynthos.
Os barcos pequenos saindo do porto em Ag. Nikolaos, incluem um passeio pelas Blue Caves. Como esse porto fica do outro lado da ilha, nossa programação era visitar a Navagio Beach no dia seguinte.
Partimos, então, rumo à Porto Limionas Beach uma das mais elogiadas praias de Zakynthos. A ideia era passar o resto do dia nessa praia. Esse era o que havíamos planejado.
No caminho a Porto Limionas Beach passaríamos para conhecer a Porto Vromi Beach.
Trajeto para Porto Limionas com um desvio antes para conhecer Porto Vromi
Estrada para Porto Vromi
Porto Vromi Beach
Porto Vromi Beach é uma pequena praia de onde saem barcos, sendo o ponto de partida mais próximo de Navagio Beach. Mas ir até lá somente para conhecer a praia eu não recomendo. Se não for pegar o barco, recomendo ir direto para a Porto Limionas Beach, vejam no mapa acima que para ir a Porto Vromi e depois ir para Porto Limionas, você tem que ir e voltar para retornar à estrada. Eu pensei que tinha algum atalho para voltar a estrada sem ter que voltar. Mero engano.
No entanto, ao chegar na Porto Vromi, tinha um barco saindo naquele momento para a Navagio Beach a E$ 15 por pessoa e o capitão fez a E$ 25 por nós dois. Apesar de não estar planejado, não resistimos.
O passeio leva cerca de 2 horas (esse tempo pode ser combinado, pode ir, ficar na praia e combinar para voltar mais tarde em outra viagem da embarcação). Embarcamos e não nos arrependemos.
Saindo pelo Porto Vromi, e comparando com outros pontos de saída da ilha, o trajeto de barco é mais curto e o tempo total do passeio é menor, além do preço também ser menor. O barco também passa por algumas cavernas, apesar de não serem iguais às principais localizadas no extremo norte.
O caminho por esse lado até chegar à Navagio Beach achei mais bonito.
A beleza das tonalidades da água com o contraste das cores das falesias e formações rochosas.
O barco diminue a velocidade e passeia bem perto das formações rochosas
No caminho existem cavernas na qual o barco entra
Navagio Beach à vista...
Desembarcamos na Navagio Beach, ficamos o tempo combinado com o capitão.
Tentamos explorar com uso de snorkel
Vejam que tínhamos Snorkel, pois a ideia era explorar bem aquele mar. Mas adianto para vocês, essa praia é maravilhosa, mas a água não tem grande visibilidade não. O que acontece é que o calcário das falésias fica em grande abundancia na água (você consegue ver as particulas), e acabam refletindo a luz do sol, “ascendendo” o mar, num azul cintilante indescritível.
Não é de areia fina, a praia é de pequenas pedrinhas brancas
Detalhe importante: para maior conforto nas praias da Grécia, tenha uma sapatilha. Nós levamos do Brasil.
Não deixem de levar sapatilhas
Mais fotos vejam no segundo dia na ilha, onde retornamos partindo do porto em Ag. Nikolaos, passando pelas Blue Caves.
Hora de retornar.
Já na embarcação para voltar ao Porto Vromi
Voltamos para o Porto Vromi e rumamos para a Porto Limionas Beach.
Enfim, Porto Limionas Beach
A Porto Limionas Beach tem um bom restaurante (Porto Limionas Tavern) e servem bebidas e porções também nos diversos guarda-sóis. Optamos em não almoçar e pedir alguma porção e bebidas abaixo do guarda-sol esticado em uma boa espreguiçadeira.
Se aqui não for o paraiso...
Cerveja Mythos e um bom Mujito
Estavamos com fome e pedimos uma porção de Lula (calamares, ela vem inteira!) e uma porção de batatas fritas. A propósito, gostei da cerveja grega Mythos.
Calamares! Acompanha fritas.
Depois de enganar a fome, ficamos admirando a paisagem que é muito, mas muito linda!
Vista a partir do guarda-sol onde estavamos
Não vou descrever, vejam as fotos e terão uma pequena noção do paraíso.
Escada para acesso ao mar
Como disse, o dia em julho é bem longo. Dá para fazer muitas coisas. Mas não é eterno e o sol já estava caindo quando resolvemos voltar para o hotel, e depois pensar onde faríamos nosso primeiro jantar na Grécia.
Trajeto de volta ao Hotel
Chegando ao Hotel, nosso maravilhoso quarto já estava a tempos pronto nos esperando. O sol já havia se posto.
Descansamos um pouco e resolvemos jantar.
Pela varanda do quarto observamos que o hotel monta mesas ao final da tarde. O grande terraço com vista ao mar vira um restaurante bastante frequentado. Resolvemos jantar ali mesmo e não sair à noite. Quando descemos já não estava tão cheio. Mas só viemos a saber a razão de tamanha procura no dia seguinte. Depois eu conto... Vou colocar as fotos no próximo post, do segundo dia em Zakinthos.
Quanto ao restaurante, grata surpresa: cardápio diversificado com preços bons e o melhor, a comida era muito boa também. O atendimento nos agradou muito, principalmente o Denis! Que simpatia.
Uma boa paleta acompanhada de uma taça de vinho. Muito bom!
Ainda deu tempo para namorar. Esse hotel é somente para adultos. Vim a saber depois.
Fim do primeiro dia. Nossa comemoração de 25 anos de casados só estava começando!
Resumo do dia.
Rodamos de carro quase 100 km pela ilha. Essa é uma das razões para que aluguem um carro. A condução não é farta e com ela não seria possível fazer tanta coisa em um único dia, além das paradas em pontos com vistas muito bonitas.
Trajeto inteiro do primeiro dia.
Locais visitados:
- Mirante Navagio Beach
- Porto Vromi Beach
- Passeio de barco até Navagio Neach saindo de Porto Vromi
- Porto Limionas Beach
Artigos Dicas de Viagem Relacionados
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
sexta-feira, 5 de agosto de 2016
sábado, 6 de agosto de 2016
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
quinta-feira, 4 de agosto de 2016
sexta-feira, 5 de agosto de 2016
sábado, 6 de agosto de 2016
domingo, 7 de agosto de 2016